quinta-feira, 28 de abril de 2011

Novo Ubuntu

Foi lançada na Quinta-feira 28 de abril de 2011 a versão 11.04 do Ubuntu, Sistema Operacional GNU/Linux derivado do Debian.


Desktop Ubuntu com Unity


Esta versão do sistema foi apresentada com uma grande mudança chamada de Unity e por isso foi altamente criticada por alguns, na maioria pessoas que estava acostumadas com as versões anteriores.




Este é o Ubuntu 11.04 codenome Natty Narwhal e troxe o Unity como principal mudança. O Unity nada mais é que uma barra na lateral esquerda parecido com o Docky do Mac OS X chamada de Launcher onde ficam os aplicativos mais usados. A outra novidade do Unity é o Dash que substitui todos os menus, é uma espécie de buscador, onde você digita o que está procurando.


Dash, substituiu os menus tradicionais.



 Eu, particularmente, senti um pouco de dificuldades de uso no começo, mesmo já tendo usado a versão 10.10 com pacotes que deixavam o sistema com a cara do Mac OS X, mas me acostumei muito rapidamente. Acho que, mesmo sendo Linux, o Ubuntu deve ter suas próprias caracteristicas e o Unity tras essas mudanças, lógico que a Canonical e seu time de desenvedores irão aprimorar e, com certesa, trazer muito mais novidades.

Nos lançamentos, alguns programas são adicionados, outros substituídos, é o caso do Banshee que é o novo player multimídia.
Outra mudança que eu achei muito legal foi a mudança na Central de Programas, agora você pode avaliar os programas usados, dando a nota que achar conveniente.
A versão 11.10 trará o codenome Oneiric Ocelot e tem lançamento previsto para outubro.